Cabelos · Sem categoria

Tudo sobre o vinagre de maçã no cabelo🍎

Oie, tudo bem com vocês? Espero que siim 😉

O post de hoje é sobre as maravilhas do vinagre de maçã faz no cabelo.


O vinagre de maçã tem diversas propriedades interessantes como a presença de enzimas e bactérias que são benéficas para o processo digestivo e que auxiliam na perda de peso e no controle dos níveis de colesterol, por exemplo. Além disso, o vinagre pode ser usado para tratamentos tópicos na pele e no cabelo.

Não importa o tipo de fio, o vinagre de maçã traz diversos benefícios para a saúde do cabelo. Vamos conferir abaixo se usar o vinagre de maçã no cabelo é bom mesmo e quais são os benefícios de aplicar esse produto nas madeixas, além de, é claro, dar dicas de como usar o produto no cabelo.

Vinagre de maçã no cabelo

Hoje em dia, os produtos para tratamento capilar costumam ser um mix de diversas substâncias químicas, algumas benéficas e outras que trazem alguns danos aos cabelos. Por esse motivo, muitas pessoas vêm buscando alternativas naturais para deixar os cabelos bonitos sem maltratar os fios com procedimentos e produtos tóxicos.

Assim, o vinagre de maçã surgiu como uma alternativa natural e também econômica para tratar os cabelos. O vinagre de maçã é feito através de um processo de fermentação da maçã, que a enriquece com microorganismos vivos, minerais e ácido saudáveis.

Para que serve?

Mas afinal, por que o vinagre? Para que serve este produto? O vinagre de maçã apresenta diversas propriedades benéficas para a saúde do cabelo. Vamos destacar em seguida os principais benefícios e usos do vinagre de maçã no cabelo.

1. Equilíbrio do pH e sebo do cabelo

O cabelo e o óleo natural presente no couro cabeludo (sebo) têm um valor de pH que varia de 4,5 a 5,5, que são valores de pH ácido. Quando o pH é mantido dentro desse limite, o couro cabeludo fica protegido contra o crescimento de fungos e bactérias, o que garante cabelos saudáveis. Porém, muitos produtos para os cabelos acabam perturbando esse pH natural do couro cabeludo, afetando as cutículas dos fios e as condições do couro cabeludo.

O vinagre de maçã tem como seu componente principal o ácido acético, que tem um valor de pH muito próximo ao do couro cabeludo humano. Dessa forma, ao enxaguar regularmente o cabelo com o vinagre, temos o benefício de ajudar a regular o pH natural do couro cabeludo, o que é importante principalmente se seu cabelo for oleoso.

2. Propriedades antibacterianas e antifúngicas

O ácido acético presente no vinagre de maçã é um antimicrobiano potente capaz de matar bactérias e fungos, que são os principais responsáveis por causar caspas e perda de cabelo. Assim, usar vinagre de maçã no cabelo cria um ambiente hostil para fungos e bactérias que podem trazer danos às madeixas. Lavar o cabelo pelo menos uma vez por semana com vinagre de maçã pode ser o suficiente para se livrar das caspas.

3. Limpeza e clarificação

O uso de tantos produtos diários no nosso cabelo como géis, sprays, pomadas, máscaras, cremes e outros pode levar ao acúmulo de produtos nos fios e no couro cabeludo. Esse resíduo que acaba ficando no cabelo pode deixar os fios opacos e sem vida.

Ao usar vinagre de maçã no cabelo, é possível fazer uma limpeza profunda e melhorar o aspecto e saúde dos fios. O ideal é que você aplique o vinagre de maçã e deixe agir por pelo menos 3 minutos, que é o tempo sugerido por estudos científicos que mostraram que esse é o tempo mínimo que o vinagre precisa para quebrar a estrutura molecular do resíduo, permitindo que ele seja mais facilmente eliminado.

4. Definição de cachos

O vinagre de maçã também é ótimo para as meninas que têm cachos. Ele melhora a elasticidade dos fios, deixando os cachos mais bonitos. Além disso, ao contrário dos produtos específicos para cachos disponíveis no mercado, o vinagre não deixa os cabelos com um aspecto de fios pesados. Isso significa que o movimento natural dos cabelos é mantido.

5. Desembaraçador

O vinagre também é usado como uma alternativa a condicionadores, ajudando a desembaraçar e a selar as cutículas dos fios. A sua acidez natural ajuda a suavizar as cutículas, facilitando o penteado dos cabelos.

6. Redução de frizz

Pessoas com cabelo crespo são as que mais sofrem com o frizz. O frizz é causado por cutículas do cabelo que se “levantam” e ficam arrepiadas no couro cabeludo. Ao aplicar vinagre de maçã no cabelo, ocorre um tipo de alisamento das cutículas, o que deixa o cabelo mais suave e diminui o frizz.

7. Brilho

A posição da cutícula dos fios tem relação direta com o brilho. Isso porque a sua posição afeta as propriedades dos fios quanto à reflexão da luz. Desta forma, quando a cutícula está para baixo, como ocorre logo após uma lavagem com vinagre de maçã, o cabelo tem maior capacidade de refletir a luz, dando uma aparência de cabelos brilhantes e saudáveis.

8. Estimula o crescimento e previne a perda de cabelo

O vinagre de maçã estimula a circulação sanguínea nos folículos pilosos, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a quebra do mesmo. Além disso, uma melhor circulação ajuda no transporte adequado de nutrientes essenciais para as células presentes nos folículos capilares, fortalecendo a raiz e promovendo o crescimento do cabelo.

9. Evita pontas duplas e quebradiças

Ao usar vinagre de maçã no cabelo regularmente, você remove naturalmente os emaranhados do cabelo, ajudando a fechar as cutículas, melhorar a porosidade e a deixar os fios mais fortes. Como consequência, temos uma redução na quantidade de pontas duplas e uma redução drástica na quebra dos fios.

10. Rico em vitaminas

O vinagre de maçã é repleto de vitaminas e minerais que são bons para o cabelo, como a vitamina B e a C. Alguns estudos sugerem que o vinagre contém ácido alfa-hidróxi ou hidroxiácido, que ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a diminuir a caspa.

Uso, amo e recomendo, segue aí algumas dicas de como usar o vinagre de maçã no cabelo.
.
.
🍃Para queda de cabelo e caspas:Com um algodão, aplique o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente. .
.
.
🍃Para dar brilho:
Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois de lavar e condicionar aplique a mistura nos cabelos, retire o excesso de agua e não enxágue, deixe secar naturalmente. .
.
.
🍃Para o crescimento do cabelo:
Para um litro de solução – misturar 75ml de vinagre de maçã para um litro de água, ou 15ml de vinagre de maçã para um copo de água. Use a misturinha depois de lavar e condicionar os cabelos como enxague final.
.
.
🍃Para limpeza do couro cabeludo:
Misture água e vinagre de maçã na mesma quantidade que de para limpar o couro cabeludo, aplique a misturinha com algodão e faça movimentos circulares, depois lave normalmente.
.
.
🍃Para fechar as cutículas dos fios:
Depois de lavar os cabelos com shampo, misture no condicionador apenas na quantidade que for usar, uma colher de vinagre de maçã, massageie e deixe agir de 3 a 5 minutos e enxague.
.
.
🍃Me conta aí já usou vinagre de maçã no cabelo? Como você usa ?
.
.
Beijos beijos e até a próxima 😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s