Oie, tudo bem com vocês? Espero que siim 😉
Hoje o assunto é um pouco diferente, mas acho super válido falar dele por aqui.
Há pouco menos de um mês comecei a praticar o amor próprio, pois estava passando por um momento difícil, e nessa busca de me auto descobrir comecei a praticar diariamente a lista da gratidão, que é uma lista diária que escrevo contando os motivos pelos quais sou grata todos os dias.
Temos essa tendência de dar um peso muito maior às coisas ruins ou complicadas que aparecem durante o dia a dia, já reparou? E se, ao invés disso, fizéssemos um esforcinho para aproveitar as oportunidades e dar valor às coisas boas que acontecem? Sim, estou falando de #gratidão!
Por que a gratidão é importante?
Tenho certeza de que você está se perguntando qual o motivo de eu enfatizar tanto a importância da gratidão, não é mesmo? Vou te explicar que ser grato é mais do que ser bonzinho, falar obrigado e ser educado. A explicação é mais séria e embasada por pesquisadores e profissionais renomados no mundo todo, além de te auxiliar enormemente a alcançar teus sonhos e objetivos. Não acredita?
A Neurociência estuda o funcionamento do cérebro, e é disto que vou falar um pouquinho aqui. Normalmente estamos pensando no que queremos ser e fazer. Fazemos listas intermináveis, tanto mentalmente quanto no papel, de coisas que queremos. E quantas vezes reclamamos por não conseguirmos o que queremos, quantas vezes nos frustramos e ficamos com raiva de Deus e do mundo à nossa volta pelo que não conseguimos?
Na contramão destes sentimentos de raiva e frustração vem a nossa lista da gratidão, que eu reforço, deve ser feita diariamente, a cada vez que nos sentirmos satisfeitos com algo que fizemos, recebemos ou conseguimos, ou com alguma interação agradável com alguém. Veja o que acontece com nosso cérebro neste momento:
- Ativamos o sistema de recompensa do cérebro através da liberação do neurotransmissor chamado DOPAMINA, aumentando a sensação de prazer.
- Por outra via neural a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e liberar a OCITOCINA na corrente sanguínea.
Resultado: redução de ansiedade, medos, angústias e sentimento de raiva, estimulando a tranquilidade e o afeto. As pesquisas mostram que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida, tem mais vitalidade.
O nosso cérebro só consegue desenvolver um tipo de sentimento de cada vez. Me diga, entre a infelicidade e a felicidade qual deles você escolhe? Permita-se ocupar seu cérebro com a gratidão, e colha como resultados a tranquilidade e equilíbrio necessários para superar os obstáculos que a vida naturalmente nos impõe, olhando tudo com positividade e leveza, e alcançando assim o que quer com mais facilidade e menos stress.
Pessoas gratas veem o “copo meio cheio”. Conseguem com facilidade ver o lado bom de todos os acontecimentos, mesmos os ruins, e este otimismo é uma atitude facilitadora em todo e qualquer relacionamento social.
Sempre vai ter algo que deixe nosso coração quentinho, por menor que seja. E isso pode (e vai) te dar forças pra seguir adiante! Nas minhas andanças pela internet, conheci o conceito de “gratitude list”, que nada mais é do que uma lista de gratidão. A ideia é bem simples, escrever coisas pelas quais você se sente agradecido, independente do que sejam!
Anotar as coisas boas faz com que a gente consiga visualizá-las melhor e dá uma noção de importância maior para elas. A minha semana foi um bocado difícil e depois de dar uma choradinha (quem nunca?) me propus a escrever uma lista das coisas boas que aconteceram no meu caderninho-diário, mas achei que seria legal compartilhar com vocês também!
Espero que tenham gostado, deixei aqui nos comentários a sua opinião!
Beijos e até a próxima ❤